Número 276 - Zaragoza - Diciembre 2023
FORO 

Suscríbete ya a la newsletter de Música Clásica




Ópera, Wagner e a Cena por Fernando Matos Oliveira.
De: Parzifal
Fecha: 31/07/2003 6:06:15
Asunto: Ópera, Wagner e a Cena por Fernando Matos Oliveira.
Saudações!!!

"É notável como os escritos de Wagner antecipam em quase meio século os termos da análise que a tradição marxista virá a consagrar, na primeira metade do século XX."

Este trecho faz parte de um livro de um escritor português chamado Fernando Matos Oliveira intitulado "Ópera, Wagner e a Cena",o autor continua dizendo que as conclusões de Wagner são diferentes das da crítica marxista, pois Wagner é mais ligado ao espiritual e mítico, do que ao material e racional. No entanto, vemos Wagner também antecipar em quase meio século termos da crítica marxista, e isso me faz lembrar, inevitavelmente, de Chéreau e Boulez.
Mas a questão não é o Anel centenário ( embora se enveradar por esse caminho, para mim está bem ;-) ), o que quero discutir é o adiantamento de Wagner, não apenas na música, mas no próprio pensamento, pois ele chegou primeiro em muitas coisas, e creio que essas coisas não são tão divulgadas como mereciam! Mas o que os wagnerianos espanhóis e de outros países acham disso? Outra pergunta: A. F. Mayo comentou a respeito de Wagner e Marx?

Um forte abraço.
Alex Parzifal.
:-)