Número 276 - Zaragoza - Diciembre 2023
FORO 

Suscríbete ya a la newsletter de Música Clásica

Minha descoberta de Wagner.
De: Parzifal
Fecha: 21/10/2001 1:24:36
Asunto: Minha descoberta de Wagner.
Hojotoho, amigos!
Minha descoberta da música de Wagner deu - se através da música de Beethoven. Eu estava na casa de uma tia e lá havia alguns discos de música clássica, dentre estes um disco com o Concerto para piano nº5, de Beethoven. Na página inicial do encarte havia uma frase sobre Beethoven, formulada por um certo Richard Wagner. A frase era muito sensível e me tocou bastante, era o que eu também pensava sobre o mestre de Bonn. Imediatamente fiquei curioso em procurar mais livros sobre Beethoven escritos por esse R. Wagner, pois eu pensava que ele era um escritor.
Foi aí que eu descobri, em uma enciclopédia, de quem se tratava na verdade: Richard Wagner ( 1813 - 1883 ), compositor alemão do século XIX, que revolucionou amúsica de seu tempo e influenciou a arte dos século XX. Era isso que dizia o verbete. O homem que eu procurava havia sido, na verdade, um compositor, e dos mais notáveis que a humanidade já viu. Digno de estar ao lado de Bach, Beethoven e Mozart. Comecei a procurar sua música. Numa bela tarde, por fim, a escutei pela primeira vez... a Abertura e Música de Vênus, de Tannhäuser e o Prelúdio e Morte de Amor,
de Tristão e Isolda. Meu Deus! Eu não posso descrever o êxtase que tomou conta de meu corpo e de meu espírito! Com certeza vocês já sentiram esse milagre!Não é Grandiosa a música dele? É a música das alturas celestiais! Um presente de Deus para a humanidade.
Alegro - me muito de falar sobre sua música.
Abraços.

De: florestan
Fecha: 22/10/2001 17:16:37
Asunto: Leer estas cosas siempre da gozo
Hola Parzifal. Eso es un tesoro, como cuando Sigfrido descubre el miedo. No te dejes atar por prejuicios provenientes de grandes jerifaltes (pasa en música clásica, y más en wagner), y no pierdas esa capacidad de asombro. Un abrazo a todos. Antonio.