|
![]() |
Suscríbete ya a la newsletter de Música Clásica |
As produções de Bayreuth e a dos outros teatros. |
| ||||||
Por que as produções de óperas de Wagner são mais maravilhosas em Bayrueth que em qualquer outro teatro? Na verdade, em Bayreuth, os cantores tornam - se verdadeiramente atores. Esse é só um dos motivos! Eu não entendo por que os outros teatros não fazem produções tão intelectualmente excitantes quanto as de Bayreuth! esses teatros têm uma concepção tradicional e antiqüada da ópera, por exemplo, a produção do Ring do Metropolitan, de 1989, muito bela, mas muito tradicional; nem se compara com a produção de Wieland Wagner, de 1967 ou, principalmente, a de Patrice Chéreau, de 1976, que é a mais notável e honrosa e também a mais intelectualmente excitante produção, não só do Ring, mas também de qualquer outra ópera de qualquer outro compositor. Essas produções mostram novos rumos para a ópera, é estranho que ainda existam teatros cegos a isso. Um abraço, Parzifal. |
| ||||||
Pues mira, en Bilbao, que es como hablar de un teatro de pueblo, se acaba de presentar una producción suiza, creo que de Ginebra, que ofrece una visión innovadora de la obra. Ha tenido momentos escénicos realmente grandiosos, como el que protagonizaban Mime y Alberich. Alberich, interpretado por un grandísimo actor, además de buen cantante. Mime un poco menos de cada cosa, pero la disputa entre los dos ha tenido una dinámica realmente impresionante, y parecía realmente una pelea entre un par de sapos. Sin embargo el Sigfrido casi ni se movía sobre el escenario. Pero como ya he dicho, prefiero las estatuas canoras de antaño, a los ladridos de un buen actor. En cuanto a Chereau, me parece que no tenía ni idea de Wagner. Pero eso, hoy en día es un mérito, más que una falta. Saludos. Javier |
| ||||||
Não posso entender como tu, Ossian, podes dizer que esse maravilhoso homem "no tenía ni idea de Wagner"!!! Você já assistiu a Tetralogia desse francês realizada em Bayreuth??? Meu Pai Celeste, Chéreau explorou conceitos de uma sociedade capitalista e colocou o Anel em um mundo histórico - econômico totalmente verdadeiro, nos fazendo refletir sobre o propósito do dinheiro, da ambição, do amor na sociedade contemporânea!Verdadeiramente genial, Chéreau viu o que estava dentro do Anel!Ele olhou as relações humanas na Tetralogia não como relação deuses e homens, e sim, homens e homens; é a humanidade falando para a humanidade. Chéreau aproximou o mundo do Anel do nosso mundo e nos faz ver as semelhanças que existem em ambos!!!Coisa de gênial! Wagner, lá no mundo espiritual, deve ter se sentido orgulhoso! Sim, muito orgulhoso mesmo! Pois viu, assim como nós, a validade atualíssima do Anel. Espero que tu, Ossian, possa ter melhor entendimento de Wagner! Pois Wagner não é apenas mitologia germânica! Um abraço, Parzifal. Obs.: Assista a Tetralogia de Chéreau, já existe em DVD aí na Europa ou tu pode encontrar em Vídeo. Um abraço.(: |
| ||||||
Sí, Parzifal, sí que he podido ver la tetralogía de Chereau, y creo tener una visión mucho más profunda sobre la obra, que lo que su puesta en escena deja ver. Pero si a ti te gusta, pues nada, a disfrutar. En cuanto al mérito que pueda tener ubicar la acción del anillo dentro de un mundo histórico y verdadero, considero que es más bien un demérito. Por si no queda claro, quiero decir que, en mi opinión, reducir el universo del anillo a una simple interpretación político-histórico-social es devaluar el contenido de la obra. Por suerte hay otras opiniones. Saludos. Javier |
| ||||||
Saludos. Chéreau stinks. Boulez bores. (Ya puestos a internacionalizar el foro...) Atentamente, Der Niblungen Herr |
| ||||||
Internacionalizar está bien, mientras nos entendamos. Hombre, yo no quiero ser negativo. A mí, más que las ideas de Chereau lo que me gusta es el entusiasmo que su puesta en escena provoca en personas como Parzifal. Lo envidiable, de verdad, es el gozo con que disfrutas de Wgner, amigo. Sólo por eso Chereau ya se merece un lugar en la historia de Bayreuth. Sin embargo, insisto que, aunque tiene algun detalle que me gusta, como tb lo puede tener Kupfer muy de vez en cuando, en conjunto no me convence. Saludos. Javier |