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Obra de arte total |
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Hola a todos Yo siempre he tenido entendido que la Obra de Arte Total wagneriana comprendía tres aspectos: música, drama y escena. Pero el pasado verano me pareció leer en un artículo de una revista de clásica (no sé si Ritmo o Scherzo) que realmente eran seis los elementos que conformaban la Gesamtkunstwerk. Lamentablemente no pude leer entero el artículo y no recuerdo cuales eran esos tres elementos "nuevos". Me gustaría que alguien me aclarara este punto, si son tres o seis o cuantos los elementos de la Obra Total o si mi memoria me ha traicionado. Gracias anticipadas Mime Stolze |
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Saudações, Pensador! Os aspectos que envolvem a teoria da obra - de - arte total são, simplesmente, todos os aspectos que envolvem uma produçaõ e que devem convergir no espírito do homem para criar nele uma idéia do Universo e uma idéia de sua existência, fazendo - o ver os motivos da vida humana, de forma que ele saia da apresentação elevado e entendido. Tendo em vista isso, a Gesamtkunstwerk wagneriana abarca todas as formas possíveis de expressão: a música, a poesia, a pintura, a arquitetura, a dança e a direção cênica, tudo para dar ao expectador a dimensão universal do poder da arte. Você pode ver esses aspectos nas produções de Adolpho Appia, Wieland Wagner, Wolfgang Wagner, Harry Küpfer; e todos esses aspectos, somados a uma inteligência política e observadora da história do homem, em Patrice Chéreau. Um abraço forte, amigo! Alex Parzifal. :):):):):):):):):):):):) |
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La Obra de arte total, es todo,desde que se levanta el telon y se oye el primer acorde hasta el ultimo articulo del poema.Es todo lo concebido por el maestro para ese momento, tambien es importante pensar que el drama wagneriano no lo forma solo la musica sino tan bien la escena.Lo que intentan las producciones como Kupfer, Cherau o Konwitschny es reventar la idea del maestro y separa la ideologia del maestro. Lo mas importante es una concebir el drama como lo quiso R.Wagner el es su creador y hay que respetarlo no imponiendo escenificaciones estupidas y en contra de Wagner. Un saludo. Sixtus Beckmesser |
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Hola amigos: Acá volvemos al mismo tema. A Wagner se lo usa como pretexto para el vedetismo personal y no se busca poner la propia capacidad al servicio de los deseos del Maestro. Cuanto lo lamento. Cecilia |
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Saudações! Amada Cecília e amado Marcador, quais são os desejos de Wagner? Seria que sua obra fosse sempre montada da mesma maneira, sem renovação, logo ele, tão progressista? Vejam bem, quando nosso amado Wagner faleceu, o que se seguiu em Bayreuth? A tirania imposta por Cósima Wagner, que só queria ver em Bayreuth os cenários que Wagner montou originalmente o Anel em 1876, o que resultou num balé monótono de gestos repetitivos, sim pois até os gestos, os mínimos gestos a mulher dele anotou, e obstinadamente ordenava aos intérpretes, temporada após temporada, para que eles os repetissem exautivamente, como se a intenção de Wagner fosse criar um museu de teatro onde os espatáculos originais teriam que ser reprisados sem a mínima alteração!!! Isso não tem cabimento!!! Acho que muitos admiradores de Wagner pensam que sua obra é peça de museu, intocável!!! É uma falsificação do verdadeiro próposito da arte: levar a mente à novos horizontes e de maneira cada vez mais original, sem repetições; já pensou se até hoje o único Anel montado fosse o de Bayreuth - 1876!!! Que coisa mais feia!!!! Anti - arte!!!! ANTI - WAGNER!!!!!!!! Onde estaria o papel das novas gerações??? Graças aos Céus que Wieland Wagner, Wolfgang Wagner e sobretudo Patrice Chéreau mostraram ao mundo que Wagner é eterno!!! É supremo e aberto a todas as interpretações!!! Creio que se houver produções contra Wagner, essas são as tradicionais do Met e companhia, como Otto Schenck, pelamordeDeus! O que esses produtores pensam!!! Que Wagner é descanso da atividade intelectual ?!? Que prazer intelectual se pode tirar do Anel, conforme montado por Schenck para o Met? É só muito bonito e pronto! Mas vai ver as produções de Bayreuth pós - guerra!!! Sobretudo a do Anel de 1976 - 1980 e o Parsifal centenário, são de tirar a mente de tempo!!! Essas produções, sim, me agradam! As produções mitológicas, tradicionais, de museu, não passam toda a profundidade de Wagner! O mundo mudou, e a arte tem que explicar esse novo mundo!!! Wagner tem que explicar!!!!! É dever dele!!!! Quem manda ser o artista divino, maravilhoso, colossal, eterno e supremo que ele é!!!! Pois bem, e ele explicou mesmo!!!! Está lá no Anel as respostas!!!! Nossos professores Küpfer e o PHD Chéreau nos explicaram bem!!! Souberam ler a mensagem elevada presente no Anel do Nibelungo!!! É esse o dever da arte: explicar o mundo em todas as suas épocas; as grandes obras, com seus grandes personagens, têm essas características. O Anel do Nibelungo, Parsifal, Tristão e Isolda, Hamlet, Rei Lear, A divina comédia, Em busca do tempo perdido, Don Giovanni... e outras que nós sabemos bem, são assim. Heil, Wagner!!! Eu te amo!!! Um abraço muito forte, Alex Parzifal. :) |
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Parzifal: Antes que nada quiero aclararte que no comprendo todas las palabras en portugués. Varias veces salió el tema y varios coincidimos en que nadie se opone a distintas variaciones, siempre que se respete la idea que tenía Wagner de la obra. A mí, personalmente y a otros foreros no nos gusta que se pongan trajes fuera de época etc. Pero sí usar cosas simbólicas, siempre y cuando simbolicen lo que Wagner quería simbolizar. Saludos Cecilia |
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Saudações!!!! Nossa, mulher, foste direta, curta e grossa!!! Amei!!! Amei!!!! AMEI!!!!! Embora não concorde com tudo o que disseste! Mas respeito tua opinião e dos outros debatedores do fórum. Porém uma coisa é verdade e poucos aqui no Wagnermania reconhecem: o amor que é a produção de Chéreau! Não sei porquê isso, gostaria de enterder, mas não consigo!!! Um forte abraço, querida, Alex Parzifal. :):):):):):):):):):):):):) |
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Hola Parzifal, no entiendo muy bien el portugués, pero me quedo con la copla de algúnas de tus ideas principales (aparte de que amas a Boulez-Chereau): Te quejas de que mucha gente parece que desee que "os espatáculos originais teriam que ser reprisados sem a mínima alteração!!!" Pues yo creo que una cosa es no hacer ni el más MÍNIMO cambio conforme la escenografía de 1876 (cosa en la que que como tu, y casi todos los que aquí escribimos, estoy de acuerdo)... pero otra cosa es representar las obras ABSOLUTAMENTE ALTERADAS que es lo que los "genios" (terroristas del sagrado arte) se dedican a hacer hoy. Parece que sólo hayan dos opciones: o se hace con los telones y decorados de 1876 o se cambia todo por completo... la vida no es blanco o negro, es una escala de grises. Por otra arte y retomando el tema de conversación, yo creo que el GESAMKUNSTWERK wagneriano aglutina todas las artes posibles que se pueden aglutinar en las artes escenénicas, pero principalmente sus tres elementos constitutivos son la POESÍA, la MÚSICA y la ESCENA que bien unidos entre sí y en el factor psicológico que supone el DIRECTO (creo que esto es fundamental) tienen como finalidad alcanzar LO dramático, EL DRAMA. Porque principalmente el efecto ideal de las obras wagnerianas lo producen la belleza de la poesía (la historia y la manera de contarla), la belleza de la música y la belleza de los paisajes y escenarios que se contemplan (algo así como el ver un gran cuadro paisajistico). Hoy ese ideal de GESAMKUNSTWERK ha quedado algo mutilado ya las grabaciones sonoras te privan del DIRECTO y de la ESCENA, pero es que además la representación teatral hoy en día también te priva de la ESCENA... No se, al menos eso es lo que pienso yo. Juan Vte. |
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Yo estoy con Juan Vte. Una cosa es el inmovilismo y otra la traición a la obra original. Una cosa bonita de la ópera en general es como una misma obra se puede ver desde diferentes prespectivas. Pero se pueden aplicar estas perspectivas sin traicionar las ideas originales del autor, y más en una obra de la grandeza de la de Wagner en la que caben tantos puntos de vista. Saludos. |
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Totalmente de acuerdo, yo también, Juan Vte. Ya es triste que un CD, que carece de la calidez del directo y del complemento escénico, sea la alternativa menos mala a muchas de las bazofias que se nos sirven hoy en día. Un saludo, Germán |