|
![]() |
Suscríbete ya a la newsletter de Música Clásica |
Dúvidas geradas por Karajan e Barenboim. |
| ||||||
Saudações, wagnerianos! Estive ouvindo A Valquíria de Karajan ( com Sthewart, Dernesch, Vickers ), na cena III do terceiro ato, antes de Wotan iniciar o "LEB WOHL, DU KÜHNES, HERRLICHES KIND!", a orquestra executa os motivos das valquírias e também o motivo da piedade dos Wälsungos, porém ao escutar em outras versões ( Böhm, Barenboim, Boulez... ), esse mesmo trecho, eu não escuto o motivo da piedade dos Wälsungos nas trompas como ocorre em Karajan! O que está acontecendo??? Quem está certo: Karajan ou os outros??? Karajan acrescentou esse motivo nessa parte ou os outros o tiraram??? Ou eu é que não estou conseguindo escutar esse motivo nas outras gravações??? Alguém poderia me responder??? Tenho outras dúvidas. Quais foram as soluções que Küper encontrou para determinadas cenas do Anel, como a luta entre Siegfried e o Dragão, A entrada dos deuses no Walhalla, Cavalgada das valquírias??? Pois as soluções dadas por Chéreau são impressionantes e belas, gostaria de saber o que Küpfer fez, pois não conheço muito a cenografia de seu Anel ( Bayreuth - 1992 ), conheço essa produção apenas em CD, de forma que o que vi foram apenas as cenas colocadas nas capas. Alguém conhece esse Anel e poderia me dar informações a respeito??? Ouvi falar, aqui no fórum, que o mesmo Küpfer produziu um Trisão e Isolda gay... como ele fez isso, me digam!!! A cenografia utilizada, os cenários, em fim, tudo sobre esse Tristão. Um forte abraço para todos, Alex Parzifal. :):):):):):):):):):):):):):) |
| ||||||
Supongo que te refieres a la versión en Deutsche Grammophon, aunque Dernesch no interviene en La Valkiria. Me disculparás que mi conocimeinto de los leitmotivs de El Anillo es todavía imperfecto, de modo que no sé exactamente cuál corresponde a la piedad de los valsungos. Pero observo en la partitura (Dover) que lo que Karajan hace sonar está ahí: mientras trompetas, trombones de varas y tuba ejecutan el tema de las valkirias, al mismo tiempo trompas, fagotes, clarinetes y corno inglés están ejecutando otro tema distinto (supongo que es este al que te refieres, donde efectivamente es difícil distinguir otro instrumento que las trompas). He observado ya en otros pasajes que la versión de Karajan de El Anillo es mucho más cuidadosa de lo habitual al manejar el complejo entramado de leitmotivs, y también respetuosa con su carácter. Se oyen más cosas, y todo suele estar en su sitio. Esto compensa bastante su relativa tibieza en algunos momentos culminantes. saludos. Enrique Llobet |
| ||||||
Olá, wagnerianos!!! Realmente IIII, é essa versão mesmo a que me refiro. Então, pelo que eu entendi, Karajan é quem está certo!!! Pois você consultou a partitura e o motivo está lá!!! Os outros são quem retiram este motivo. Por que será que isto acontece??? E as minha outras questões, alguém poderia responder??? Um forte abraço, Alex Parsifal. :-) |