|
![]() |
Suscríbete ya a la newsletter de Música Clásica |
"Os tenores do século " e Wagner. |
| ||||||
Hojotoho, amigos de Wagner! Li numa publicação brasileira que Pavarotti foi eleito o tenor do século. Bem, particularmente nada tenho contra ele, porém creio que é por demais uma injustiça classificá - lo dessa maneira. Uma injustiça, digo, com os outros tenores. Por acaso, o italiano boa - praça - de voz muito, muito linda, para ser justo - já cantou Wagner? Tenho um amigo pavarottiano que diz que não, porém já li que ele cantou Wagner sem muito sucesso. Não acho que alguém que nunca cantou Wagner com suceso possa ser considerado o tenor do século, ademais eu não sei que critérios foram utilizados pela comissão que julgou isso dessa maneira. De qualquer forma, lá na publicação também aparecia o nome de Caruso, sinceramente, eu não vejo muita graça em Caruso, pelo que já ouvi dele cantando, não me impressionou muito e a voz dele é muito feia. A publicação, chamada CARAS, não mencionava nomes como os de Melchior, Svannholm, Cornelius, Windgassen, Uhl, Jerusálem ou Jung. Tremenda injustiça, pois praticamente os nomes eram quase todos italianos, com exceção dos espanhóis Domingo e Carreras ( para variar ), bem gosto de Domingo, mas de Carreras - ele é brega, não gosto muito dele atualmente. Particularmente meus tenores preferidos são: Wolfgang Windgassen, Siegfried Jerusálem, Fritz Uhl e Manfred Jung. Não posso falar de Melchior ( pois só o ouvi cantando a Canção da primavera, da Valquíria ) e Svannholm e Cornelius nunca ainda os escutei. E vós, debatedores, que pensais desse julgamento dessa publicação? E quais os vossos tenores preferidos, antigos e conteporâneos? Um abraço muito forte, Alex Parzifal. :-) |